SalimCuri inaugura restauração do cruzeiro e da capelinha do Cemitério
Na tarde/noite desta sexta-feira, 1º de novembro, o prefeito Salim Curi e o vice-prefeito Renato José de Paula, com a presença de vários secretários da administração e pessoas convidadas, inauguraram as obras de restauração do cruzeiro e da capelinha do Cemitério Municipal São Vicente de Paulo.
O cônego Luiz Antônio, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, fez as bênçãos do cruzeiro e da capelinha. Ele destacou a importância da restauração realizada pela Prefeitura, afirmando que, além de preservar o Patrimônio Histórico, a obra permitirá aos visitantes do cemitério um local adequado para que façam suas orações e homenagens aos entes queridos.
A secretária Francisca Vânia de Oliveira agradeceu ao prefeito Salim Curi e vice-prefeito Renato de Paula por abraçarem a realização da obra. Também enalteceu o trabalho da equipe de sua pasta e dos membros do Conselho do Patrimônio Histórico para concretização do projeto.
O vice-prefeito e secretário Renato José de Paula também agradeceu o empenho da equipe de sua secretaria envolvida na execução do projeto, que ficará marcado na história de Santa Vitória.
O prefeito Salim Curi elogiou o trabalho de todos na realização da obra, desde a equipe técnica, engenheiros e, inclusive, aos membros do Conselho do Patrimônio Histórico. Em especial, agradeceu ao produtor Jeová José de Moraes pela preparação da madeira utilizada na confecção do cruzeiro. A ele foi entregue uma placa em agradecimento pelo nobre gesto.
O CRUZEIRO
O antigo cruzeiro (em madeira de aroeira) com mais de cem anos, foi substituído por um novo, também de madeira em aroeira. Em seus arredores foi construído um pátio com piso intertravado em concreto, que permite a infiltração da água.
O local também recebeu novos bancos e ganhou arborização e iluminação moderna e eficiente. Ainda, aos pés do cruzeiro, foi construído um queimador de velas em formato de cruz, de modo que o fogo não se aproxime da estrutura do cruzeiro.
A CAPELINHA
A antiga capelinha, até então utilizada como almoxarifado, ganhou novas aberturas, garantindo ventilação e iluminação adequada ao espaço. A capelinha ainda foi contemplada com um altar em ripado de madeira. Nele foram anexadas as imagens de São Vicente de Paulo, de Nossa Senhora Aparecida e de Jesus Cristo, recém-restauradas.