Saúde realiza caminhada “Um toque pela vida” em prol da Campanha Outubro Rosa
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Primária e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, com o apoio da Associação Voluntária de Combate ao câncer- AVCC de Santa Vitória realizou no município, na quinta-feira, 10, uma caminhada em prol da conscientização da prevenção à saúde da mulher que é o tema da Campanha Outubro Rosa.
Um mês dedicado à saúde preventiva da mulher. O movimento mundial do Outubro Rosa tem por objetivo conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero em qualquer idade. Para chamar a atenção para a temática, a Secretaria Municipal de Saúde realizou essa caminhada para levar a toda população mais informações sobre o tema.
A caminhada “Um toque pela vida” teve início na parte da manhã, saindo da porta da AVCC e percorreu pelas principais ruas do centro da cidade, por todo caminhado paródias temáticas com intuito de levar informações foram tocadas, a caminhada contou com a participação de todos funcionários da rede de saúde, equipe e voluntários da AVCC, pacientes, pacientes do CAPS, alunos da Academia da Saúde e com a população. Na oportunidade foram distribuídas laranjinhas cor de rosa para todos os participantes. A caminhada teve enceramento na Praça Francisco dos Reis Goulart, onde foi realizada uma Zumba, com músicas temáticas, orientadas pela Educadora Física Graziella Guimarães.
O secretário de Saúde, Geraldo Junior estava presente e fez o uso da palavra “Essas ações de conscientização são de extrema importância para levar informação e conhecimento para as nossas mulheres, a secretaria de Saúde estará sempre à disposição para qualquer eventual necessidade” enfatizou o secretário. O presidente da Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Santa Vitória – Nivaldo Silveira de Lima agradeceu aos participantes e destacou que as mulheres sempre tem um lugar especial na AVCC e que estão de portas abertas sempre que for necessário.