Ecorodovias vence leilão de concessão da BR-364/365
Trecho de 437 quilômetros liga Uberlândia, em Minas Gerais, a Jataí, em Goiás.
A Ecorodovias venceu o leilão de concessão da rodovia BR-364/365, o primeiro do tipo no governo Bolsonaro. A empresa vai administrar, pelos próximos 30 anos, um trecho de 437 quilômetros ligando as cidades de Uberlândia, em Minas Gerais, e Jataí, em Goiás.
Essas estradas fazem conexão com as rodovias BR-050 e BR-153, e são um importante corredor de escoamento da produção agroindustrial do sudeste goiano e Triângulo Mineiro. O leilão aconteceu na sede da B3, em São Paulo. As propostas foram entregues pelas empresas interessadas no dia 23 de setembro.
A empresa ofereceu uma tarifa de pedágio de R$ 4,69364, um desconto de 33,14% em relação à tarifa máxima determinada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de R$ 7,02. A concessão prevê sete praças de pedágio: quatro em Minas Gerais (Uberlândia, Monte Alegre de Minas, Ituiutaba e Santa Vitória) e três em Goiás (Paranaiguara, Cachoeira Alta e Jataí).
A Ecorodovias detém atualmente sete concessões rodoviárias nas regiões Sul e Sudeste do país, além de uma unidade de logística em Cubatão (SP) e um terminal no Porto de Santos. Entre as rodovias administradas, estão o sistema Anchieta-Imigrantes, que liga São Paulo a Santos; o sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto, que liga a capital paulista ao Vale do Paraíba, e a ponte Rio-Niterói.
A Ecorodovias já opera um trecho de rodovia complementar ao leiloado nesta sexta, na BR-050, que também liga Minas a Goiás.
Segundo informações, a operação da empresa no trecho já começa em janeiro do ano que vem, com obras, serviços de manutenção e socorro médico, por exemplo. As praças de pedágio serão constituídas ao longo de 2020 e as cobranças começarão em 2021.
Investimentos
O investimento previsto é de R$ 2,06 bilhões para obras e de R$ 2,51 bilhões em custos operacionais como conservação, operação e monitoramento, totalizando R$ 4,57 bilhões ao longo dos 30 anos da concessão.
Entre as principais obras previstas para a rodovia estão a duplicação de 44,2 quilômetros e 134,30 quilômetros de faixas adicionais, além da complementação das obras do chamado Trevão (entroncamento da Rodovia BR-365/MG com a Rodovia BR-153/MG).
(*) Com informações do portal G1