Produção de mudas a partir da reutilização de copos descartáveis

A Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, continua com as ações de conscientização da importância da preservação do meio ambiente, e sempre em busca de atividades sustentáveis que visem esta preservação. A utilização de copos descartáveis de café ou água para o plantio de sementes e mudas no Viveiro Municipal é uma destas atividades sustentáveis, que é um modo simples, eficiente, ecológico e barato, pois os copinhos podem ser reutilizáveis.

O copo descartável é um grande problema, a sua praticidade causa uma enorme quantidade de resíduos, sendo o principal ícone da indústria de descartáveis. O copinho está presente em muitos estabelecimentos comerciais e eventos, que vão de festas infantis e encontros familiares a baladas e eventos de grande porte. Com isso, o copo descartável se tornou um dos principais poluentes do meio ambiente no contexto atual.

Devido à grande dificuldade de reciclar os copos de plástico e o baixo interesse econômico dessa prática, a ideia da reciclagem dos copos plásticos fica muito inviável economicamente na realidade atual. Assim, o ideal é reduzir ao máximo o consumo de copos descartáveis e sempre que possível, preferir copos ou xícaras que possam ser reutilizadas, garrafas reutilizáveis, como as de alumínio ou aço inox, também são boas alternativas. “Estão sendo reutilizados os copinhos descartáveis de vários departamentos da Prefeitura de Santa Vitória no Viveiro Municipal, e reutilizados para plantio de sementes e mudas. Se constitui assim como uma ferramenta eficiente para o ensino da educação ambiental, facilitando a abordagem de temas como consumismo, revegetação de áreas, reciclagem, produção de mudas nativas e reutilização de materiais”, ressaltou o colaborador Mariozan de Freitas.

1 thought on “Produção de mudas a partir da reutilização de copos descartáveis

  1. Parabéns pela iniciativa, é muito importante ter essa consciência ambiental e repassar para ganhar adeptos. O Mariozan têm contribuído conosco aqui em Uberlândia e somos muito grato a ele e a prefeitura local que nos proporciona esse conhecimento através da sabedoria dele com as plantas medicinais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *