Bombeiros militares de Ituiutaba passam a contar com apoio do Arcanjo 6
O 2° Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba passa agora a contar com o apoio do helicóptero Arcanjo 6 (modelo Esquilo B3) no atendimento às ocorrências complexas. A base aérea fica na 4ª Companhia do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em Uberaba.
Em caso de necessidade, os militares poderão fazer o acionamento da equipe do Arcanjo 6, que conta inclusive com uma equipe de Suporte Avançado de Vida. Para se ter ideia, a aeronave já entrou em atuação no sábado (27) deste mês, quando uma jovem de 27 anos ficou gravemente ferida após a carreta em que ela estava tomar no km 215 da rodovia BR-452, chegando a ficar presa às ferragens.
O helicóptero foi tripulado por uma equipe de militares, um médico e um enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), oferecendo assim um atendimento de excelência para a população mineira.
A expansão das operações aéreas faz parte do Planejamento Estratégico da Corporação para aumento no número de atendimentos e diminuição do tempo-resposta à população mineira. As aeronaves também possibilitam o transporte aeromédico inter-hospitalar de pacientes graves, que necessitam de tratamento em hospitais de referência que estão fora da sua região.
Assim, em um projeto conjunto construído pelo CBMMG e a Secretaria de Estadual de Saúde em 2012, tendo como parceiro estratégico o SAMU, vislumbra-se expandir o serviço chegando a ter seis bases aéreas de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) distribuídas estrategicamente no Estado. Por conseguinte, haverá a necessidade de aquisições de mais aeronaves.
Fonte: Corpo de Bombeiros de Ituiutaba