João Vieira comemora 100 anos de vida

O fazendeiro aposentado João Vieira Arantes completa 100 anos de vida neste sábado, dia 6 de abril.

Toda a família e amigos o cumprimentam pelo aniversário, desejando felicidades e muitos anos de vida.

Parabéns!

HISTÓRIA DE VIDA

O centenário João Vieira Arantes é filho primogênito (numa família de quatorze irmãos) do casal José Vieira Arantes e Ambrozina Bulandina de Jesus, nascido em seis de abril de 1919, no município de Ituiutaba.
Conta ele que, no auge de seus oitos anos de idade, montado numa égua, acompanhava o pai nos afazeres da fazenda, que pertencia ao senhor Izaul Carvalho, município de Ituiutaba.
Pouco depois, mudou-se com a família para a fazenda do senhor Delmindo Morais. Lá, moraram e trabalharam por oito anos, até que o pai José Vieira decidiu se mudar.
O pai, já cansado de lidar com gado, trocou de moradia foi trabalhar com lavoura na fazenda do senhor Otávio Franco, na beirada do Rio da Prata. Ficaram só por um ano e, de lá, foram morar como agregado na região da Ponte do Salto, em Campina Verde, permanecendo por seis meses.
Dali, a família foi morar na fazenda do senhor Fernando Martins, em Campina Verde, onde havia uma enorme criação de gado.
Nesta fazenda, Seu José Vieira teria de lidar com 500 vacas a parir e, delas, colher os seus bezerros. O ordenado seria por bezerro colhido.


Assim, alguns meses depois, de muito trabalho, conseguiram colher 420 bezerros.
Após duas semanas, o fazendeiro vendeu 150 vacas paridas, e pediu a José Vieira que selecionasse 150 vacas com seus respectivos bezerros. Tarefa difícil pela frente.
Recebida a ordem, Seu José Vieira incumbiu o filho João Vieira, já com 17 anos, a fazer a tarefa.
Ao ouvir a ordem dada ao filho, Nadico Martins (filho do fazendeiro Fernando Martins), disse: “Ele não dá conta não! Aqui, só o Severiano é que dá conta” – disse ele.
Seu José Vieira retrucou: “O João também dá!”
Assim, após um dia de trabalho, para orgulho de Seu José Vieira, o filho João Vieira colheu resultado positivo, ou seja, das 150 vacas paridas, foram tirados corretamente os 150 bezerros de cada vaca, sem troca de mãe.
Com o sucesso a tarefa a ele conferida, o rapaz dera a resposta ali que “nunca se deve duvidar da capacidade das pessoas, ainda mais dele, João Vieira”.
No auge de seus 20 anos de idade, João Vieira novamente mudou-se com a família, desta vez indo morar na região do Salto, no Barreiro Valadão. Foram tocar lavoura, uma “roça de toco”.
Nesse ínterim, João Vieira conhecera a jovem Anízia Patrocínio de Carvalho. Assim, depois de cinco anos de namoro, os dois se casaram em Ituiutaba, na Igreja Nossa Senhora D’Abadia, em 22 de outubro de 1940.
Desta união, João Vieira e Anízia tivera quatro filhos: Antônio Vieira Arantes, José Vieira Neto, Maria Aparecida Vieira (Nenza) e João Vieira Júnior.

João Vieira com a espisa Anízia


Depois de alguns anos, em 1953, João Vieira veio morar com a família no município de Santa Vitória, alugando dez alqueires de pasto uma fazenda de Sebastião Bonito, onde criou gado e porcos.
Numa ocasião, Sebastião Bonito ofereceu a João Vieira venda de uma fazenda na região do Córrego Fundo, propondo a troca da propriedade por 50 vacas.
João Vieira, infelizmente, não tinha as 50 vacas exigidas no negócio, mas comprou 50 alqueires da tal fazenda em dinheiro da época. Era ano de 1955.
Diz ele que começou do zero, mas com muito trabalho e dedicação, conseguiu erguer o patrimônio.

Residência construída em 1955.


Além da lida com a fazenda, João Vieira amansava burro bravo, era carreiro e saía pelo sertão do Triângulo Mineiro e Sul-Goiano, carreando madeira, etc.
Numa destas viagens, em 1957, a ponte que ligava Chaveslândia ao Canal de São Simão, em Goiás, foi levada pela força das águas do Rio Paranaíba.
Diante do imbróglio, sem ter como retornar para Santa Vitória, João Vieira improvisou duas canoas, amarradas, para abarcar o carro de boi, enquanto os bois atravessaram o rio a nado, num local de pouca corredeira.
Assim, depois de muitos anos de trabalho, já com os filhos criados e todos casados, João Vieira deixou a propriedade e veio morar na cidade com a esposa Anízia.
Em 2009, no dia 1º de abril, a menos de uma semana de completar 90 anos de vida, a esposa Anízia faleceu, deixando uma lacuna de tristeza na família.
Hoje, aos completar 100 anos de vida, João Vieira ainda esbanja bom humor e altivez para rememorar as proezas do passado.
Olhando para um passado próximo, João Vieira se gaba de nunca ter lidado com a teimosia, ter feito negócios para se endividar e, principalmente, com falsidades, ou seja, sempre procurou honrar seus compromissos, trabalhando dia a dia com honestidade e cultivando bons amigos.

1 thought on “João Vieira comemora 100 anos de vida

  1. Parabéns meu tio João Vieira homem maravilhoso batalhador fez sua história cheias de verdade onestidade e bons exemplos te desejo saúde felicidades feliz aniversário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *