Governo diz que horário de verão deve acabar neste ano

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta sexta-feira (5) que o horário de de verão deve acabar ainda este ano. Segundo o presidente, o assunto já foi discutido com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o anúncio oficial deve ser feito em breve.
“A ideia nossa é que não tenha horário de verão neste ano. Está quase certo”, disse Bolsonaro em encontro com jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília. Bolsonaro afirmou ter recebido estudos do deputado João Campos (PRB-GO) e debatido o tema com a área responsável no governo.
Este ano, a duração do horário especial foi mais curta do que nos anos anteriores: foi de 4 de novembro de 2018 a 16 de fevereiro. Historicamente, o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro, mas o início foi adiado no ano passado devido ao segundo turno das eleições, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Em vigor desde 1931, a mudança de horário foi uma estratégia do governo para gerar economia de energia, já que, durante a estação, as pessoas chegavam em casa e ligavam os chuveiros, ocasionando picos de consumo e grande desperdício. Contudo, com o passar dos anos, os picos passaram a ser registrados em momentos mais quentes ao longo do dia, com grande utilização de aparelhos de ar-condicionado, sobretudo no comércio. Por isso, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), por exemplo, entende que a alteração nos relógios não se justifica mais.
Em 2017, o governo federal chegou a anunciar a intenção de abandonar o horário especial a partir de 2018, mas voltou atrás. Isso porque em algumas cidades, o comércio reclamou alegando que o horário de verão incentivava o consumo em bares e restaurantes no fim da tarde. Atualmente, cerca de 30 países do mundo adotam o horário de verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *