Saiba o que é meningite meningocócica, doença que matou o neto do ex-presidente Lula
O neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, morreu nesta sexta-feira vítima de meningite meningocócica. Abaixo contamos o que é esta doença, os seus sintomas e efeitos.
O que é?
A doença é uma inflamação das meninges, a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. Segundo Unaí Tupinambás, professor do departamento de Clínica Médica da UFMG, “Geralmente as meningites causadas por vírus tem evolução mais satisfatória e benigna, as causadas por bactérias são geralmente mais graves e tem uma taxa de mortalidade maior, se não tratada a tempo”
Transmissão
A maioria dos tipos de meningite é transmitida pelo ar, geralmente por gotículas de saliva ou pelo contato direto com os doentes
Causas
Ele pode ser provacada por bactérias, vírus ou fungos. De acordo com Unaí, todas as meningites bacterianas são graves e, se não tratadas a tempo, podem levar a um quadro grave rápido. A meningocócica pode evoluir para morte com apenas 12 horas desde a infecção.
Sintomas
Dor de cabeça, vômitos, rigidez da nunca, prostração e febre alta
Tempo de manifestação
Os sintomas demoram de três a cinco dias para aparecer
Em crianças
Se a criança estiver irritadiça e sem apetite, o médico deve ser procurado imediatamente para que sejam tomadas as primeiras medidas preventivas.
Como a doença atua
Quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas e aninhar-se nas meninges, elas se inflamam, podem produzir pus e a infecção se espalha por todo sistema nervoso central
Tratamento
É importante que a pessoa seja diagnosticada com a doença ainda nas primeiras horas de sua manifestação, para que então seja tratada com antibióticos
Vacinação
O calendário básico de vacinação infantil contempla vacinas para alguns tipos de meningites. “Existem quatro tipos da doença, A, C W e Y, mas a vacina ofertada pelo SUS só cobre a C. O governo deveria incorporar as vacinas de subtipos diferentes para aumentar a cobertura. A meningocócica, quando curada a tempo, não deixa sequelas”, conta Unaí, que ainda detalha: “Já a pneumocócica é a que mais pode deixar sequelas, mas que serão quase nulas se a doença for tratada corretamente”.
Pentavalente: Tomada em três doses, aos 2, 4 e 6 meses
Pneumocócia: Tomada em quatro doses, aos 2, 3, 6 e 12 meses
Meningocócica C: Tomada em três doses, aos 3, 5 e 15 meses
Cuidados
Os cuidados preventivos são lavar as mãos, se hidratar bem, alimentação saudável. E no caso das bacterianas, se vacinar.
Em Minas
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que, em fevereiro de 2019, o Estado recebeu o quantitativo de 48% da cota mensal.
Fonte: O Tempo